Não temeram combatendo sob a sombra da Imaculada

Se inscreva para receber atualizações:
Inscrever por Email

Luís Dufaur, escritor e jornalista.

continuação do post anterior: Empel: onde a Imaculada mostrou que o Deus católico é o único verdadeiro

O achado miraculoso que inverteu a batalha de Empel.
Detalhe de Augusto Ferrer-Dalmau (1964 – ) FD Magazine

Prometendo a Virgem vencer ou morrer

Oficiais e soldados esgotados correram para construir um altar de pedras e lama que ornamentaram com a Cruz de Santo André, símbolo do exército espanhol e para glorificar a imagem encontrada, entoaram a Salve Rainha. Concluída a oração daqueles homens consolados mas à beira da morte, o chefe Bobadilla os exortou com palavras inspiradas:

“Soldados!

“A fome e o frio nos levam à derrota, mas a descoberta milagrosa vem para nos salvar.

“Quereis que na noite abordemos as galeras inimigas, prometendo ganhá-las ou tudo perder pela Virgem sem que sobre uma vida?”.

E eles juraram que queriam. Eles queimaram as bandeiras para que em caso de derrota não caíssem em mãos inimigas e, pela mesma razão, destruíram sua artilharia. O plano era desesperado, mas não havia outra alternativa: subir a bordo de alguns barquinhos que tinham, desafiar a artilharia inimiga e tentar abordar os navios holandeses na ponta das armas brancas. Mas, o verdadeiramente prodigioso aconteceu então.

Porque um vento poderoso e glacial começou a castigar essas terras e essas águas. Tudo virou gelo. Os maiores navios holandeses tiveram que recuar antes de serem bloqueados e estraçalhados pelo gelo. Entre os católicos, a esperança renasceu.

O único Deus verdadeiro é católico

Num ritmo de marcha forçada correndo por cima do gelo do rio endurecido, os terços de Bobadilla atacaram os fortes, que caíram um após o outro. Eles fizeram o mesmo com os navios que não conseguiram escapar. Eles capturaram dez, com seus suprimentos, toda a artilharia e munição inimiga, fizeram dois mil prisioneiros … Foi uma vitória total que apenas algumas horas atrás parecia impossível. Não foram só os católicos que pensaram que ali havia uma intervenção divina. O chefe protestante vendo a derrocada suspeitou que estava lutando contra forças muito mais poderosas que as humanas.

Até hoje o Serviço de Meteorologia Holandês indaga como o mar congelou, Jordi Bru.

“Para mim, parece que Deus é espanhol ao agir com um grande milagre”, confessou o almirante Hohenlohe-Neuenstein.

A batalha durou dois dias. Choveu e o gelo quebrou. Os calvinistas bateram em retirada. A imagem da Imaculada foi transferida para a igreja de Balduque. Até então, cada tercio tinha um grande nobre que era o empregador que financiava as operações. Mas, depois do Milagre de Empel, a Imaculada se tornou padroeira de todos os tercios de Flandres e da Itália. Foi fundada então a Irmandade dos soldados da Virgem Concebida Sem Defeito. Seu primeiro irmão foi Bobadilla. Todos os alistados nos territórios de Flandres e Itália pertencerão a ela. Em 12 de Novembro de 1892, a rainha regente María Cristina assinou a ordem institucionalizando o que já era um fato consumado havia três séculos: a invocação da Imaculada Conceição como padroeira da Infantaria.

Foi um milagre?

Empel: a capela do milagre

Não há opinião canônica sobre o evento climático. O fenômeno meteorológico incomum naquele 8 de dezembro de 1585, na ilha de Bommel, foi objeto de estudo por historiadores e meteorologistas holandeses. Hoje, o Instituto Holandês de Meteorologia se declara incapaz de compreender a concatenação de circunstâncias que levaram a água ao redor da ilha de Bommel a se congelar numa noite.

É fato que o mundo passava por uma era conhecida como o mínimo de Maunder, período de 1645 a 1715, durante a Pequena Idade de Gelo dos séculos XV a XVII. Mas, foi um fenômeno incomum nunca visto antes nessas terras com temperaturas de quase ‒ 20ºC. Para todos ficou claro que os homens que acreditavam na Puríssima Virgem tinham sido resgatados de modo prodigioso. Acresceu que o vento gélido começou a soprar no momento que os católicos da vizinha cidade de Balduque tinham iniciado uma procissão com o Santíssimo Sacramento – outra verdade negada pelos protestantes. Cfr. El Tercio de Bobadilla y el Milagro de Empel. Ao que se deveu a ‘mudança climática’? Para os testemunhas do fato só podia ser por causa dEla! Assim, desde o milagre de Empel, até hoje a Imaculada Conceição é a padroeira da infantaria espanhola. E o 8 de dezembro, data da vitória miraculosa de Empel, é o dia de sua festa universal.

Se inscreva para receber atualizações:
Inscrever por Email

Deixe seu comentário