Incêndio e Milagre de Peshtigo

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Nossa Senhora do Bom Socorro e os Milagres de Peshtigo (EUA)

 

* Link para o original em inglês (pág. 10 do PDF), contendo imagens e fotografias relacionadas:

 

https://www.tfp.org/wp-content/uploads/2020/08/crusade_mag_vol_166.pdf

Rex Teodósio

Incêndios espirituais têm ocorrido na América (Estados Unidos) nos últimos anos. A depravação moral do “casamento” homossexual, pornografia, ideologia de gênero e o aumento do satanismo, entre outros, deixa nossa paisagem cultural desolada. Centenas de milhares de almas sofreram. Esses “incêndios” engolfaram famílias e estruturas sociais. Muitos perderam a esperança de fugir das chamas.

Mas nossa fé católica nos oferece outra solução. A oferta de Nossa Senhora, para fazer do seu Coração Imaculado o nosso “refúgio e o caminho que [nos] conduzirá a Deus”, fornece um abrigo para todos os que o procuram. Esta lição pode ser aprendida com o grande Incêndio Peshtigo de 1871, durante o qual um grupo de fiéis católicos contou com a intervenção de Nossa Senhora do Bom Socorro. O milagre que se seguiu foi a evidência de Seu poder de proteção. Abaixo está um resumo dos principais eventos da narrativa do reverendo Peter Pernin intitulada, O grande incêndio de Peshtigo: um relato de testemunha ocular.1

Tudo começou com o Padre Peter Pernin 

O padre Peter Pernin era o pároco das cidades de Peshtigo e Marinette, ambas em Wisconsin, e também de Cedar River, Michigan. No final do século XIX, Peshtigo era uma comunidade pequena, mas em crescimento devido a uma empresa madeireira e outras empresas, incluindo uma fábrica de cubas e baldes. A população de Peshtigo era de cerca de 2.000 almas. Além dessa população, a obra atraiu inúmeros trabalhadores temporários.

Em 7 de outubro de 1871, um dia antes do incêndio, o padre Pernin tinha programado ir ao rio Cedar de barco a vapor, que ficava cerca de 25 milhas ao norte de Marinette ao longo da costa. A embarcação acabou não vindo. Na verdade, o barco a vapor passou pelo cais, mas, devido à densa fumaça em torno da área, o capitão decidiu que era muito perigoso fazer a parada. O padre foi forçado a voltar para Peshtigo naquela noite. Foi o primeiro sinal da intervenção divina, pois, se o Padre Pernin tivesse embarcado naquele barco, teria ficado encalhado no rio Cedar e morrido no incêndio junto com toda a cidade, no dia seguinte.

O dia em que o incêndio começou foi um domingo, e o padre Pernin pretendia ir a cavalo até Marinette para celebrar a missa como de costume. Os católicos em Peshtigo argumentaram veementemente que era muito perigoso, então ele concordou em ficar. Muita fumaça e o som de estalos continuaram a ser vistos e ouvidos à distância.

Premonição da Calamidade

Até o início da noite do dia 8, o Padre Pernin não se sentiu obrigado a se preparar para uma calamidade. Havia perigo no ar e todos o sentiram. Homens foram designados para vigiar a região em busca de sinais de incêndio florestal. Eles foram encarregados de alertar a cidade de qualquer perigo iminente.

Como nenhum aviso veio, o padre Pernin pensou que os sentimentos de pavor de todos, incluindo os dele, eram irracionais. Ele sentiu sua primeira premonição de grande perigo por volta das oito horas da noite. Ele estava de visita às terras de uma senhora vizinha quando de repente “percebeu alguns troncos velhos de árvores em chamas, embora sem ver neles quaisquer vestígios de cinzas ou faíscas, como se o vento tivesse sido um sopro de fogo, capaz de atiçá-los uma chama por seu mero contato.” 2 O vento tinha vacilado até então, soprando em um momento, diminuindo no seguinte, e de repente soprando.

A oeste, eles viram “uma nuvem densa de fumaça pairando sobre a terra, um reflexo vermelho vívido de imensa extensão e, de repente, [o que] atingiu [seu] ouvido, estranhamente audível no silêncio sobrenatural reinando ao redor, [era] um rugido distante, mas abafado, anunciando que os elementos estavam em comoção em algum lugar. ”3 O Padre Pernin tomou uma decisão. Uma grande calamidade, de fato, estava chegando. Era hora de se preparar para o pior. Mal sabia ele o quão providencial foi essa decisão.

Preparação para a calamidade

Por volta das oito e meia, ele libertou o cavalo, julgando que era o melhor que podia fazer por ele. Ele então cavou uma trincheira de quase dois metros de profundidade e enterrou seu cofre, os livros da igreja e seus pertences preciosos. Sua vizinha, a Sra. Tyler, que estava dando uma festa, se aproximou dele e perguntou: “Pai, você acha que há algum perigo?” “Não sei”, respondeu ele, “mas tenho pressentimentos desagradáveis ​​e me sinto impelido a me preparar para problemas.” “Mas, se um incêndio começar, padre, o que devemos fazer?” “Nesse caso, senhora, procure o rio imediatamente.” 4

A Sra. Tyler e sua família mais tarde seguiram as instruções do padre e foram salvas. Todos os convidados da festa da Sra. Tyler, exceto dois, morreram.

O Tabernáculo

Padre Pernin voltou sua atenção para a salvação do Santíssimo Sacramento. Passava pouco das nove horas e o vento aumentou. A vermelhidão no céu aumentou. O rugido parecia estar quase sobre ele. Mesmo rodeado de grave perigo, o Santíssimo Sacramento ocupou completamente seus pensamentos. “Objeto de todos os objetos”, escreveu o padre Pernin, “precioso, inestimável, principalmente aos olhos de um sacerdote” .5

A calamidade parecia prestes a cair sobre ele. Em sua pressa, ele deixou cair a chave do tabernáculo, então ele decidiu transportá-lo em seu carrinho de mão. Ele saiu da igreja e, imediatamente, uma forte rajada de vento começou a soprar com a força de um furacão, retirando o portão, as pranchas e as grades de seu caminho. Tudo o que ele precisava fazer agora era chegar ao rio.

A luta para chegar à segurança

O vento estava tão forte que o empurrou contra o prédio do outro lado da rua. Ele lutou para ficar de pé. Ele tropeçou várias vezes no caminho para o rio. Uma das vezes, foi por causa de uma mãe e uma filha que sucumbiram ao fogo. Outra vez, ele perdeu o equilíbrio devido ao vento.

Ao tentar se levantar, ele sentiu um cavalo acariciar seu ombro. Era seu próprio cavalo, tremendo de medo. Apesar de seus esforços, ele não pôde persuadir seu cavalo de se mover. Ele ficou petrificado no lugar, sendo encontrado alguns dias depois, devorado pelo fogo.

O padre ainda estava a alguns quarteirões da ponte. “O ar já não podia respirar, cheio como estava de areia, poeira, cinzas, cinzas, fagulhas, fumaça e fogo.” 6 A ponte era uma confusão de pessoas em fuga. Aqueles do lado leste acharam que era mais seguro no Oeste. Os do Oeste achavam que era seguro no leste. Cada lado empurrou o outro. Havia “mil ruídos ensurdecedores discordantes” ao seu redor: “o relinchar de cavalos, cair de chaminés, quebrar de árvores arrancadas, rugir e assobiar do vento, [e o] crepitar do fogo enquanto corria com a rapidez de um raio de casa em casa. ”7

O Padre Pernin observou que toda a questão dos sons podia ser ouvida, exceto a voz humana. “As pessoas pareciam paralisadas de terror”, escreveu ele. “Eles se empurraram sem trocar olhares, palavras ou conselhos. Um silêncio de mortos reinou entre os vivos; só a natureza ergueu sua voz e falou”.8 E falou de maneira espetacular. O padre Pernin empurrou a carroça que continha o tabernáculo para o rio tanto quanto pôde. Era de madeira e apresentava alto risco de incêndio. Não era impermeável. Submergir totalmente significaria submergir também o Santíssimo Sacramento. Foi o melhor que ele pôde fazer.

O padre se moveu rio acima, onde aguardou seu destino. As pessoas se alinhavam em ambas as margens do rio, tanto quanto a vista alcançava. Eles atravessaram a noite, parcialmente imersos na água e constantemente jogando água sobre suas cabeças.

A intensidade do fogo

O rio por onde o Padre Pernin ia cambaleando tinha cerca de 120 metros de largura. O ar estava cheio de chamas que se projetavam para frente e para trás ao longo da extensão do rio durante a noite toda. Roupas e colchas, usadas como cobertores, explodiriam em chamas se as pessoas deixassem de jogar água sobre elas. “O rio estava claro”, escreveu ele, “mais claro do que de dia” .9 Era doloroso expor a cabeça ou a mão acima da água. Ele “não via nada além de chamas; casas, árvores e o próprio ar [estavam] em chamas. . . acima de [sua] cabeça, até onde os olhos alcançavam o espaço. . . [Tudo estava] [demais] brilhante e iluminado [;] [ele] não viu nada além de imensos volumes de chamas cobrindo o firmamento. ”10

Se alguém quiser descrever o fogo do inferno, a descrição do Padre Pernin deveria necessariamente ser um ponto de referência. Nenhum adjetivo define melhor esta cena do que “infernal”. A certa altura, uma mulher próxima perguntou a ele: “Padre, o senhor não acha que este é o fim do mundo?” “Acho que não”, respondeu ele, “mas se outras regiões forem queimadas do mesmo modo, parece que sim, é o fim do mundo ou, pelo menos para nós, ele deve estar próximo.” 11

 Eles permaneceram nas águas frias do rio por cerca de cinco horas e meia. O resultado deu mais indicações da intensidade da conflagração. Muitas construções, incluindo a igreja, foram totalmente carbonizadas.

Quando o padre reencontrou seus paramentos, eles pareciam ter sido preservados do fogo. Ele limpou a sujeira e tentou levantá-los; então se desfizeram; os tecidos se reduziram a cinzas. O próprio padre Pernin escreveu que a intensidade do fogo foi tal que não só queimou as árvores, mas também queimou o toco das árvores. E, o mais inacreditável, queimou até as raízes das árvores. Quando ele colocou a mão em um desses buracos, sua mão saiu com nada além de cinzas. A temperatura da uma floresta em chamas poderia ter atingido os níveis de 1.472 a 2.192 graus Fahrenheit, dependendo da altura das chamas.12 O fogo mais os ventos cíclicos com a força de furacão devem ter criado as condições perfeitas para atingir, pelo menos, esses níveis, ou mais.

Considere que em cerca de vinte e quatro horas, o fogo consumiu 1,4 milhão de acres de floresta até o solo.

O Milagre do Tabernáculo

Dias depois, quando o bom sacerdote recuperou a vista, que havia sido afetada pela fumaça e pelo calor, e estava apto para andar de novo, ele voltou a Peshtigo para cuidar dos feridos, dos moribundos e enterrar os mortos. Um paroquiano se aproximou dele e perguntou: “Padre, o senhor sabe o que aconteceu com o seu tabernáculo?” “Não, o que é?” “Venha rápido então, e veja. Oh! Padre, é um grande milagre! ”13 No local onde o Padre Pernin havia deixado o tabernáculo, ele viu que a carroça havia tombado para o lado. Sem dúvida tinha sido destruída pela tempestade.

O Tabernáculo, surpreendentemente, encontrava-se em uma das toras que flutuavam na água. “Tudo nas proximidades deste local estava enegrecido ou carbonizado pelas chamas: toras, troncos, caixas, nada havia escapado, mas, é estranho dizer, ali erguia-se o tabernáculo, intacto em sua brancura de neve, apresentando um contraste maravilhoso com a escuridão suja dos objetos ao redor. ”14 O Padre Pernin deixou o tabernáculo ali por vários dias para que todos pudessem ver. Foi um testemunho do poder do Santíssimo Sacramento. Exposto ao calor que poderia derreter metais, este tabernáculo de madeira permaneceu intocado pelas chamas infernais, preservado em sua brancura imaculada. Inúmeras pessoas vieram e viram. “Os católicos geralmente tinham o fato por milagroso, e era comentado por toda parte, atraindo grande atenção”, 15, ele escreveu.

O tabernáculo encontra-se hoje na Igreja de Santa Maria, ou no Museu do Fogo em Peshtigo, dependendo da época do ano.

O Milagre do Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro

Semanas após o incêndio, o Padre Pernin ouviu um relato incrível de um santuário que havia sido preservado do fogo na próxima cidade de Champion. Ele tinha visto a devastação que o fogo havia causado em Peshtigo. Parecia improvável que uma capela, uma escola e a propriedade situada no meio da floresta pudessem sobreviver a tal tempestade. Ele decidiu visitar e ver com seus próprios olhos.

O relato dessa testemunha ocular foi escrito em outro livro, intitulado O dedo de Deus está aí! 16 Em 1859, Nossa Senhora apareceu a uma jovem, Adele Brise. Seu confessor a aconselhou atender ao pedido da aparição, que era o de catequizar as crianças, para que conhecessem a fé e evitassem serem punidas. Houve também um chamado para a conversão dos pecadores.

A menina cresceu e se tornou freira. A Irmã Adele sofreu muitas perseguições, mas obedeceu ao pedido de Nossa Senhora e abriu uma capela e uma escola em um terreno de seis acres doado para esse fim. Foi o próprio local da aparição de Nossa Senhora.

Doze anos depois, o incêndio de Peshtigo ameaçou esta pequena parcela de terra dedicada a Nossa Senhora. Certamente, os habitantes viram o mesmo brilho vermelho que o Padre Pernin descreveu em seu relato. Certamente, eles ouviram o mesmo barulho que parecia o rugido de mil dragões raivosos. Certamente, eles sentiram a mesma premonição e tomaram a mesma decisão para se preparar para o pior. E de fato, foi o que ocorreu.

Muitas famílias levaram os pertences e o gado que puderam e se dirigiram para o santuário. Parece irracional buscar refúgio de um incêndio florestal em uma capela de madeira. Seria mais sensato fugir, como fizeram os sobreviventes em Peshtigo, para a corrente de água mais próxima. Afinal, as águas da baía estavam a apenas 3,5 milhas de distância. Mas, talvez não fosse a segurança física que eles vieram buscar, mas a segurança sobrenatural.

Os fiéis estavam ali na noite de 8 de outubro de 1871, pedindo as três simples freiras que os protegessem da calamidade iminente. As freiras depositaram sua confiança em Nossa Senhora. Colocaram uma estátua de Nossa Senhora em uma carriola e foram percorrer as redondezas da capela, rezando o rosário em voz alta. Não ficaram na capela, mas rezaram do lado de fora para enfrentar o perigo. Quando o fogo, o calor e a fumaça se tornavam tão opressivos na local onde estavam, as freiras iam para outro. Apesar do perigo e do medo, elas se recusaram a parar de rezar o rosário. Depois de horas de oração, enquanto enfrentavam o incêndio, de repente uma chuva torrencial veio e apagou o fogo.

Assim terminou o grande incêndio de Peshtigo, o mais mortal da história americana. Isso aconteceu na manhã de 9 de outubro, no próprio aniversário da terceira aparição de Nossa Senhora à Irmã Adele Brise.

O Padre Pernin escreveu em “O Dedo de Deus Está Lá!”: “A luz da manhã revelou a devastação deplorável causada pela conflagração. Todas as casas e cercas do bairro foram queimadas, com exceção da escola, a capela e a cerca que circundava os seis hectares de terra consagrados à Santíssima Virgem. A cerca tinha sido carbonizada em vários lugares. Mas o fogo, como se fosse um ser consciente, enquanto consumia tudo na vizinhança e o caminho sinuoso em torno do recinto de apenas 2,5 a 3 metros de largura, tinha respeitado este local, santificado pela presença visível da Mãe de Deus, e, agora brilhava envolvida, como uma ilha de esmeralda num mar de cinzas ”.17

Com este relato, as palavras do Bispo Ricken, ao pronunciar a autenticidade das aparições de Nossa Senhora do Bom Socorro, podem ganhar um novo significado para muitos. Ele disse: “Nossa Senhora tem diminuído ou aliviado os fardos do Povo de Deus, seja sobre questões financeiras, familiares, de relacionamento ou de emprego ou mesmo através da diminuição do tempo inclemente e tempestuoso. Este lugar sagrado foi preservado do infame Incêndio Peshtigo de 1871, quando muitos dos fiéis se reuniram aqui com Adele e rezaram pela intercessão de Nossa Senhora do Bom Socorro, fazendo com que o incêndio, que devastou tudo em seu rastro nesta área, parasse quando chegou aos arredores do Santuário.18

Uma lição para nossos tempos

 Os eventos que aconteceram em Champion, Wisconsin, anos atrás são quase uma prefigura de nossos tempos. O “fogo” da impureza e da impiedade assola todo o Povo de Deus. Os esforços humanos por si só, embora às vezes até heroicos, não são suficientes para apagar as chamas. Precisamos recorrer a Nossa Senhora.

Em Fátima, Ela disse à vidente Lúcia: “O Meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te levará a Deus”. Essas mesmas palavras reverberam até e além de 2020. Se pararmos um instante, podemos ouvi-las a cada um de seus filhos. Nossa Mãe Celestial nos acena para nos reunirmos com confiança ao seu redor, rezando o Santíssimo Rosário, assim como Ir. Adele e os fiéis fizeram em 1871.

Não é uma pequena coincidência que a cidade, uma vez chamada de “Robinsonville”, foi rebatizada de “Champion” (Campeã). Pois foi neste terreno precioso, aqui mesmo nos Estados Unidos, que Nossa Senhora escolheu atender aos apelos de seus filhos, mostrando assim a todo o mundo que ela ficaria feliz em se tornar nossa “Campeã”, se nós nos voltarmos para Ela com confiança e amor.

Notas

  1. Reverend Peter Pernin, “The Great Peshtigo Fire: An Eyewitness Account from the Wisconsin Magazine of History 1971.” Wisconsin Electronic Reader. (Madison: State Historical Society of Wisconsin, 1971), http://digicoll.library.wisc .edu/WIReader/WER2002-0.html
  2. Ibid., 2.
  3. Ibid.
  4. Ibid., 3.
  5. Ibid.
  6. Ibid.
  7. Ibid.
  8. Ibid.
  9. Ibid., 4.
  10. Ibid.
  11. Ibid.
  12. The Natural History Museum at the University of Utah, Wildfires: Interesting Facts and F.A.Q., https: //nhmu.utah.edu/sites/default/file s/attachments/Wildfire%0FAQs.pdf
  13. Pernin, “The Great Peshtigo Fire,” 7.
  14. Ibid.
  15. Ibid.
  16. P.D. Perrin, The Finger of God is There!, or, Thrilling Episode of a Strange Event Related by an EyeWitness (Montreal: John Lovell, 1874).
  17. Ibid., 100.
  18. Most Reverend David Laurin Ricken, D.D., J.C.L., Decree on the Authenticity of the Apparitions of 1859 at the Shrine of Our Lady of Good Help Diocese of Green Bay, https://s3 .amazonaws.com/anf2018/07Jul/Art icles/Our%20Lady%20of%20Good% 20Help/decree_Shrine-of-Our-LadyofGood-Help-SIGNED.pdf

 

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